BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS

O tempo ainda está quente e o verão ainda não se despediu verdadeiramente, é verdade, mas num instantinho teremos o Advento à porta e consequentemente o Natal…
E é dentro do maravilhoso tempo do Advento, anunciador da vinda do Messias, que teremos na nossa paróquia a Bênção das Grávidas. Todas as futuras mamãs, e os futuros pais, claro está, abençoados com o milagre da vida, estão convidados a participar na Bênção das Grávidas, no dia 8 de dezembro, na Missa das 11h, na Igreja Matriz. Não é necessária nenhuma inscrição prévia! É só aparecer um pouco antes do início da Eucaristia. Estarão elementos da Pastoral da Família à vossa espera para vos orientar.
E porquê o dia 8 de dezembro? É que se trata do Dia que a Igreja dedica à Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição, rainha e padroeira de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa desde o reinado de D. João IV. Este dia, feriado nacional, invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, Mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original, sendo por isso uma data de grande significado para a Igreja Católica.
A festa religiosa foi instituída universalmente em 1476 pelo Papa Sisto IV e em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal (1 de dezembro). O rei foi até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal e desde este dia, os reis portugueses deixaram de usar coroa na cabeça, privilégio que ficou disponível apenas para a Imaculada Conceição. A partir desse dia, nas cerimónias solenes, a coroa passou a ser colocada em cima de uma almofada ao lado do rei, algo único no mundo!
Já agora, mais uma curiosidade: o nome “Conceição” significa “fruto” ou “conceção” daí que um dos títulos de Maria seja “Conceição” que lembra a “imaculada conceição de Jesus Cristo”.