Igreja Nossa Senhora de Fátima

Breve Historial

A Igreja Nossa Senhora de Fátima situa-se no Alto da Serra, lugar da Bela Vista, junto à Estrada D. Miguel, nº 2420. Abre as suas portas ao Domingo, para a celebração da Eucaristia, pelas 9 horas, seguindo-se a Catequese, das 10h às 11h.

O projecto para a construção deste local de culto nasceu em 1983, em instalações provisórias, cedidas gratuitamente para a prática de Catequese e Novenas. No dia 15 de Julho de 1984, com a autorização de D. José Pedreira, Bispo Auxiliar do Porto, foi realizada nesse local a 1ª Celebração Eucarística, presidida pelo então Pároco Reverendo, Sr. Padre Mário Neves.

Criada a direcção, deu-se início à realização de peditórios, leilões, sorteios, cortejos, peregrinações, excursões, janeiras, convívios e cotizações mensais (com uma média de 350 sócios) com vista à angariação de fundos para concretização do projecto.

O terreno onde se ergue este templo foi adquirido pela quantia de novecentos mil escudos. A escritura pública foi celebrada a 14 de Julho de 1989. A 1ª placa do piso inferior (cripta) foi concluída em Abril de 1990 e a inauguração da mesma ocorreu em Maio de 1992, com a presença do Reverendo Bispo Auxiliar do Porto, D. José Pedreira, do então Pároco Reverendo Padre António Luís Teixeira Mendes e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Aníbal Lira.

Em Janeiro de 1993, outro passo importante era dado: ficou pronta a placa de cobertura do piso superior. Este foi um ano decisivo na conclusão do projecto já que, a 17 de Outubro, recebemos a visita do Reverendíssimo Bispo do Porto, D. José Pedreira. O Governo Civil do Porto, por intermédio do Sr. Major Valentim Loureiro, ofereceu 200.000$00 e a Câmara Municipal de Gondomar contribuiu com 14.000.000$00.

A segunda parte da obra (espaço de culto/ piso superior) foi inaugurada a 9 de Julho de 1995, e as instalações relativas ao Centro Social a 25 de Novembro de 2001.