Igreja de Nossa Senhora das Mercês

(apontamentos sobre a sua história)

Há um pouco mais de vinte anos atrás, um grupo de homens, sensíveis às necessidades, pastorais, sociais e espirituais, da nossa Paróquia e muito em especial às necessidades da sua Comunidade Sul, resolveu meter mãos à obra, no sentido de se arranjar uma solução definitiva, para os casos mais prementes.

Estes casos situavam-se, principalmente, na ajuda às crianças da catequese e aos mais idosos. O outro caso que muito nos preocupava e se ia agravando, com o passar dos tempos, era a participação nas Eucaristias dominicais.

Toda esta dinâmica se desenvolvia em redor da nossa bicentenária Capela de Nossa Senhora das Mercês, que há muito se tornara pequena para a participação das pessoas e especialmente as crianças na Eucaristia Dominical. Por outro lado nada havia de apoio aos menos jovens.

Assim, o primeiro passo foi dado no sentido de se proceder ao aumento da Capela, tendo-se chegado, rapidamente à conclusão, após várias alternativas, que o melhor seria partir para uma construção nova, em que pudessem ser criadas condições suficientes para ultrapassar, de uma maneira eficaz e definitiva, as deficiências existentes.

Arranjado o local, para o efeito, este doado por um casal da comunidade, infelizmente já falecido, iniciou-se a angariação de fundos em 1987 e em Fevereiro de 1990, após aprovação do projecto pelo Paço Episcopal e pela Câmara Municipal, deu-se início à construção.

É um equipamento constituído por um salão polivalente/ cripta, café, gabinete de enfermagem, gabinete médico, salas de lazer, biblioteca, salas de catequese, etc. No piso superior, situa-se a Igreja. Um templo amplo, acolhedor, simples, muito simples mas, muito bonito pela sua simplicidade.

A Igreja tem como apoio a sacristia, o cartório/secretaria, sala de arquivo e salão nobre. São cerca de 750 m2, no piso inferior e 700 m2 da Igreja e salas de apoio.

A igreja acolhe cerca de 300 pessoas sentadas e ainda um grande espaço na parte superior (coro), onde se podem sentar cerca de 50 pessoas.

A 19 de Dezembro de 1994, foi inaugurado e benzido o salão / cripta, por Sua Ex.ª Rv.ma o Senhor D. José Augusto Pedreira, ao tempo Bispo Auxiliar da nossa Diocese. Nesta mesma data foi lançada a Primeira Pedra para a construção da nova Igreja.

Desde esse dia, as Eucaristias dominicais passaram a ser celebradas no salão / cripta, oferecendo já melhores condições a toda a assembleia e as crianças começaram assim, a terem melhores condições de participação.

A catequese passou também para este salão deixando assim as crianças de terem de andar por escolas, casas dos catequistas, etc.

E de seguida passaram para as suas próprias salas de catequese.

Nas outras salas iniciaram-se diversas actividades, nomeadamente: cuidados de enfermagem, ensino de trabalhos femininos, prática de yoga, prática de karaté, café, jogos de entretimento para os mais idosos, etc.

As obras continuaram com a edificação da Igreja que veio a ser inaugurada, benzida, sagrado o seu altar e dedicada à sua Padroeira Nossa Senhora das Mercês, por Sua Ex.ª Rv.ma o Senhor D. Armindo Lopes Coelho, em 21 de Dezembro de 1997. Foi um dos primeiros actos, como Bispo Titular da nossa Diocese, após a sua chegada à Diocese em 8 de Dezembro de 1997.

É justo salientar o apoio, o acompanhamento, a inquietação, sempre demonstradas por Sua Ex.ª Rv. ma o Senhor D. José Pedreira. Foi, por assim dizer, a grande figura a nível dos responsáveis da Igreja, que mais se empenhou na construção de todo este equipamento.

Hoje, esta comunidade e toda a Paróquia dispõe de condições, que não estando ainda concluídas, já oferecem melhores ambientes e actividades quase únicas na Paróquia e Freguesia.

Tais como :

• Parque infantil
  • Café
  • Prática de Yoga para senhoras
  • Prática de Karaté, para adolescentes e jovens
  • Escola de dança para crianças e jovens
  • Dança aeróbia para jovens
  • Dança de salão para senhoras
  • Cuidados de enfermagem
  • Jogos de entrenimento diversos
  • Catequese para crianças
  • Etc…

Na Igreja, temos a Eucaristia Dominical às 10 horas da manhã, sempre animada por um maravilhoso grupo coral, para além de todos os actos de culto, dos quais salientamos a recitação do Terço do Rosário, todos os domingos às 18 horas e todos os dias das 13 às 20 horas.

Realiza a sua festa anual em honra da sua padroeira, Nossa Senhora das Mercês, no Domingo seguinte ao dia 24 de Setembro, seu dia litúrgico.

Damião França