Pé de meia para Jesus

Será na Missa da Sagrada Família (dia 30 de dezembro, 19h, na Igreja Matriz) que as crianças e adolescentes da nossa Catequese irão entregar, durante o ofertório, o seu pé-de-meia com o resultado do que foram amealhando ao longo do Advento.

“Então o que é isso do pé-de-meia?”, perguntarão alguns. É que toda a nossa catequese foi convidada a poupar uns trocaditos para oferecer uma prenda a Jesus… E como é que nós fazemos isso? Muito simples, com um pequeno sacrifício, durante a semana… Deixamos de comer uma guloseima, por exemplo, e trazemos uma moedinha para a catequese… Pode ser muito pequenina, mas com um grande significado! Porque é urgente aprender a ser solidário! É urgente aprender a dar! E mais ainda numa época em que grassa por aí o desperdício e o egocentrismo se agudiza! “Eu quero!”; “ Eu preciso!”; “ Eu gosto!”; “É meu!”; “Não dou!”: eis algumas das frases mais escutadas entre as crianças por estas alturas do Natal… Verdade?

Então, a Catequese lembrou-se de espicaçar os nossos meninos e meninas e convidá-los a dar, a partilhar, ainda que seja de um modo muito simbólico… Durante o Advento, cada sala de catequese foi amealhando e fazendo crescer o seu pé-de-meia e, na Missa da Sagrada Família, irão trazer a sua meia ao altar, ofertando-a! Que bela prenda para Jesus! A melhor de todas! O dinheiro amealhado chegará a alguém que precise, sob a forma de géneros alimentícios ou medicamentos, por exemplo… E há tanta gente por aí a sofrer de solidão, de abandono, para quem as nossas migalhas podem valer ouro…