Início da Quaresma – Quarta-feira de Cinzas

Este POÇO sai no Natal mas temos já de lembrar a Quaresma que aí vem. No dia 14 de Fevereiro começamos com a Quarta-feira de Cinzas. É verdade, coincide com o Dia dos namorados. Mas não é isso que nos interessa muito. Será, talvez, mais importante começar um caminho para a Páscoa marcando com cinzas o nosso dia, com cinzas da nossa fraqueza e do nosso pecado, mas também com cinzas da purificação que Deus quer fazer em nós durante 40 dias. Parece mas não é muito tempo: 40 dias passam depressa e se nos distraímos chegamos à Páscoa sem renovarmos o nosso interior, sem descobrir o que podemos ressuscitar com Cristo, como ser Páscoa hoje.

Por isso, não podemos esquecer de celebrar a Eucaristia com a imposição das Cinzas. Na nossa paróquia será, como de costume, às 21.30 H. para que mais pessoas possam participar. Mas, caso não convenha esse horário, todos os cristãos deveriam procurar o melhor horário.

Também esse dia, começamos em conjunto alguns sinais de renúncia; o da abstinência de carne e, no caso da quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa, fazemos jejum, isto é, reduzimos substancialmente a quantidade de comida… São sinais simples que todos podemos fazer para começar a Quaresma.