FORMAÇÃO DE ADULTOS

Sem categoria

Era um desejo de muitos que encontrássemos um espaço de Formação da Fé para adultos. Um desejo e uma necessidade porque a maior parte dos cristãos nunca tiveram a oportunidade de pensarem de forma madura e consistente no essencial da sua Fé. E hoje é cada vez mais necessária uma reflexão séria e profunda, dada a complexidade da vida e das questões que se levantam.
Começamos no passado mês de Outubro e já decorreram 5 sessões. Esta primeira parte foi sobre a Fé, uma espécie de introdução onde lemos e refletimos sobre a Encíclica Lumen Fidei, a primeira do Papa Francisco. Com ele pensamos no que é a Fé, as suas origens e as suas fontes, a sua vivência permanente e atual, as suas consequências e compromissos. Começamos bem, ainda que com pouco tempo para partilhar ideias e esclarecer opiniões.
No próximo dia 8 de Janeiro retomamos os nossos encontros. Por decisão democrática dos presentes vamos começar com estudos bíblicos: o que é a Bíblia, como se formou, como contem a história da Salvação, os livros mais complexos, os textos mais significativos, aprender e fazer leitura orante da Bíblia… o que nos vai ocupar, pelo menos, o resto do ano. Também o nosso ritmo não é muito exaustivo: reunimos de 15 em 15 dias e fazemos algumas pausas no Natal e na Quaresma/Páscoa.
O horário é cumprido escrupulosamente: das 21.30 H. às 22.30 H. e a sala está sempre aberta a quem quiser partilhar connosco estes momentos: não é preciso inscrever-se, é só aparecer, sentar-se e participar.
Neste primeiro bloco estiveram presentes uma média de 40 pessoas em cada sessão. Nada mau. Ficaria ainda mais descansado se soubesse que só esses 40 precisavam… Mas a maior das ignorâncias é pensar que já se sabe…
Fica o convite para que mais de nós possamos aproveitar este espaço único de crescimento, de amadurecimento da Fé.
Apareçam. Vão ver que não perdem tempo!

Sem comentários

Deixe uma resposta

Allowed tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>