FORMAÇÃO DE ADULTOS

Era um desejo de muitos que encontrássemos um espaço de Formação da Fé para adultos. Um desejo e uma necessidade porque a maior parte dos cristãos nunca tiveram a oportunidade de pensarem de forma madura e consistente no essencial da sua Fé. E hoje é cada vez mais necessária uma reflexão séria e profunda, dada a complexidade da vida e das questões que se levantam.
Começamos no passado mês de Outubro e já decorreram 5 sessões. Esta primeira parte foi sobre a Fé, uma espécie de introdução onde lemos e refletimos sobre a Encíclica Lumen Fidei, a primeira do Papa Francisco. Com ele pensamos no que é a Fé, as suas origens e as suas fontes, a sua vivência permanente e atual, as suas consequências e compromissos. Começamos bem, ainda que com pouco tempo para partilhar ideias e esclarecer opiniões.
No próximo dia 8 de Janeiro retomamos os nossos encontros. Por decisão democrática dos presentes vamos começar com estudos bíblicos: o que é a Bíblia, como se formou, como contem a história da Salvação, os livros mais complexos, os textos mais significativos, aprender e fazer leitura orante da Bíblia… o que nos vai ocupar, pelo menos, o resto do ano. Também o nosso ritmo não é muito exaustivo: reunimos de 15 em 15 dias e fazemos algumas pausas no Natal e na Quaresma/Páscoa.
O horário é cumprido escrupulosamente: das 21.30 H. às 22.30 H. e a sala está sempre aberta a quem quiser partilhar connosco estes momentos: não é preciso inscrever-se, é só aparecer, sentar-se e participar.
Neste primeiro bloco estiveram presentes uma média de 40 pessoas em cada sessão. Nada mau. Ficaria ainda mais descansado se soubesse que só esses 40 precisavam… Mas a maior das ignorâncias é pensar que já se sabe…
Fica o convite para que mais de nós possamos aproveitar este espaço único de crescimento, de amadurecimento da Fé.
Apareçam. Vão ver que não perdem tempo!