PASSEIO PAROQUIAL A MIRA

Mais uma vez a nossa paróquia realiza o seu passeio anual a Mira, no mês de Julho, essencialmente para, com as crianças da catequese, festejarmos o final de mais um ano e o início da época de férias. Este que é já um “marco histórico” da comunidade tem sido, ano após ano mais participado por toda a paróquia e esperemos que este ano ainda mais pessoas participem.
Revestidos de um grande espírito de união que cada vez mais vivemos na Paróquia, este deve ser também celebrado por todos num dia bem passado com a família cristã.
Este ano o passeio realiza-se no próximo dia 23 de Julho e, para quem não conhece, a saída das camionetas dos diferentes locais da nossa paróquia é às 8h, onde seguimos em direcção a Aveiro/Ílhavo. Fazemos a primeira paragem na Costa Nova para o pequeno-almoço e depois seguimos em direcção a Mira. Chegados lá cada um arranja o seu cantinho para o almoço, de preferência o mais próximo possível uns dos outros porque o parque é grande e são muitos os utilizadores. Às 12h teremos celebração da Eucaristia na Capela da Casa da Sagrada Família, mesmo em frente ao parque, pelo nosso Pároco, Rev. Padre Rosas. Segue-se o almoço, partilhado por todos e para todos. A tarde é livre e cada um pode desfrutar do que o local oferece. Seja um ida à praia, um volta de gaivota ou umas pedaladas de bicicleta, o que não falta são opções, incluindo para os mais pequenos, como os parques infantis. Por estes e outros motivos, Mira é um lugar muito difícil de substituir. Foram já procurados outros lugares mas, de facto, não foi possível, até ao momento, arranjar uma alternativa com características iguais.
Tem um bom espaço, muitas árvores, para se dormir uma cesta, mesas e bancos, fixos. Praia e ria, muito próximos, com divertimentos, onde todos, podem dar lugar à criança, adolescente e jovem que existe dentro de nós. Além da sua relativa proximidade. É um local único! O regresso faz-se pelas 19h com chegada prevista a S. Pedro pelas 21:30h com direito a uma pequena pausa pelo caminho.
Resta ainda dizer que para as crianças/adolescentes que frequentam a catequese a viagem é gratuita, como “prémio” por mais um ano concluído. Seria bom que participassem TODAS as crianças que frequentam a catequese da Paróquia. Obrigatoriamente, acompanhadas pelos seus pais ou outros responsáveis. São elas que dão um “ar” mais alegre e colorido ao passeio, no entanto não são tantas como seria de esperar. Falta um trabalho de sensibilização aos pais para acompanharem os seus filhos pois os catequistas não podem tomar conta de todos os meninos.
Espero que, após esta pequena leitura todos tenham ficado mais entusiasmados! Os que já conhecem porque é uma repetição de um dia bem passado, os que vão pela primeira vez, pela curiosidade e expectativa. As inscrições estão abertas! Inscrevam-se!!
Vítor Almeida