Festas de Nª Srª das Mercês e S. Vicente

Todos nós, de um ou outro modo que, para além das nossas ocupações familiares e profissionais, ainad vamos tendo alguma capacidade para arranjar algum tempo, paciência e boa vontade, para nos dedicar-mos aos outros, vamos, momento a momento, dia após dia,reparando que se não houver alguém com estas características, tudo vai desaparecendo. Tão somente, porque todos nós vamos peregrinando, mas sempre na ESPERANÇA que o “amanhã” vai chegar para partir-mos para a VIDA, onde pertencemos e onde só há Certezas e Paz.

As coisas desta vida ficam cá, à espera que apareça alguém que as agarre e lhes dê continuidade, hoje já muito difícil, porque ninguém tem TEMPO…

A “organização” das nossas festas, que se vão realizar de 13 a 16 de Agosto próximo, também está a passar por estas dificuldades: falta de tempo, de disponibilidade, de aceitação, de perdão, etc. Porém, não esqueçamos a PALAVRA do MESTRE : ” A QUEM TEM MUITO, MAIS SERÁ DADO, A QUEM TEM POUCO, TUDO SERÁ TIRADO”.

Estas festas, em que invocamos os nossos Santos mais queridos, têm de estar de acordo com estes valores: Perdão, Disponibilidade, Tempo, etc,. De outro modo há apenas ” barulho ” e diz o ditado que : ” o barulho não faz bem e o bem não faz barulho”. Temos de ser testemunhas vivas e de cara levantada do que vamos dizendo, quando falamos e do que manifestamos, com os nossos actos, mesmo que por vezes tenhamos erredo. O importante é não ficar “caído”.Felizmente que um pouco mais que uma dúzia de pessoas estão a dar a “cara” pela organização destas festas que , acima de tudo se pretende com muito testemunho de Alegria e Sensatez. Façamos tudo para que Nossa Senhora das Mercês e S. Vicente, percorram as ruas da nossa Comunidade, estejam nas nossas Igrejas, olhem para TODOS NÓS, TODOS MESMO, e, expressem aqueles “sorrisos” que a MÃE expressou quando disse o SIM e que S. Vicente expressou quando o martirizavam, porque VALEU A PENA.

PROGRAMA

Sexta-Feira, 13 – 21 horas – Danças ( Aniversário da Associação dos Amigos de S. Vicente ).

Sábado, – 14 – 21 horas – Procissão de velas, com saída da Igreja Matriz em direcção à antiga Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com apresentação de quadros bíblicos.

Domingo, – 15 – 08h30´ – Entrada da Banda de Música da Foz do Douro, na Cruz da Mó.

15 horas – Entrada da Fanfarra.

17 horas – Eucaristia Solene em honra de

Nossa Senhora das Mercês e S. Vicente, seguida de procissão que percorrerá o itinerário habitual.

21 horas – Entrada dos Ranchos Folclóricos na Cruz da Mó.

24 horas Fogo de artifício.

Segunda -Feira – 16 – 20 horas – Eucaristia, na antiga Igreja de Nossa Senhora das Mercês, por todos os benfeitores.

21h30. – Entrada do conjunto “Arte Média” e encerramento das festas.