Festas da Catequese

“Celebrar” é uma forma comprometida de viver acontecimentos significativos, sejam eles pessoais, familiares, sociais, eclesiais, … A caminhada catequética prevê momentos “altos” que devem ser celebrados, não para adquirirem valor mas para tornarem mais significativa a vida de quem os celebra e para darem visibilidade, na comunidade cristã, os passos que os seus membros vão dando no amadurecimento e vivência da fé.

A catequese é o “espaço” privilegiado para promover o amadurecimento da fé e a “comunhão” com Jesus Cristo. Mas as festas, sendo da maior importância, em circunstância alguma podem ser consideradas termo da catequese. Tão pouco podem ser celebradas a pretexto de um sem número de motivações enganosas: “já tem idade; os outros também fizeram; já são muito grandes…”

A nossa catequese paroquial está a terminar, mas não as nossas Eucaristias dominicais. As férias estão a aproximar-se mas a nossa responsabilidade cristã deve manter-se. Nesta recta final realizam-se as últimas festas celebrando o caminho feito e os ensinamentos aprendidos.

As “festas” da catequese, compreendidas e celebradas com a finalidade e o espírito que as integra tornam-se “ocasiões” fundamentais de revitalização. Os catequizandos fazem experiência de crescimento gradual e progressivo na fé. Os adultos testemunham essa fé e a Igreja toda, como comunidade de crentes, rejuvenesce. Assim, tornamo-nos mais Igreja.

Ficam todos convidados a participarem nas diferentes festas (que ainda faltam celebrar), nas diferentes Igrejas da nossa paróquia. A saber:

30 Maio – Festa da Eucaristia – N.ª Sr.ª das Mercês

06 Junho – Festa da Vida

20 Junho – Festa do Credo

19/20 Junho – Final da Catequese

13 Junho – Convívio dos Catequistas

Nesta oportunidade, informamos que na Casa Diocesana de Vilar vão decorrer as VI Jornadas de Verão de Formação de Catequistas e outros Educadores, nos dias 16, 17 e 18 de Junho, organizadas pelo Secretariado Diocesano da Catequese.

Os temas são aliciantes mas, só se pode escolher um, já que funcionam todos ao mesmo tempo:

A Catequese ao serviço da Evangelização;

As narrativas bíblicas da criação em diálogo com a ciência;

Celebrações em catequese – O Sacramento da Eucaristia; Acompanhar a profissão de Fé dos Adolescentes;

O tema do Amor na Catequese da Adolescência / A sexualidade na educação integral da Pessoa;

Novas famílias, novos problemas: como acompanhar crianças de meios destruturados;

Eu e o Outro: a arte de comunicar e de se relacionar.

Quem estiver interessado, mesmo não sendo Catequista, deve inscrever o mais cedo possível pois cada tema tem limites de participantes. Mais informações na Secretaria Paroquial ou junto do Pároco.