Últimas Alterações do confinamento

Como sabem, a partir de hoje mudaram algumas condições do nosso confinamento.

Os Bispos Portugueses emitiram um Comunicado que vos transcrevo na integra:

COMUNICADO DO CONSELHO PERMANENTE DA CEP SOBRE O NOVO CONFINAMENTO

1.ESTAMOS CONSCIENTES DA GRAVÍSSIMA SITUAÇÃO DE PANDEMIA QUE VIVEMOS NESTE MOMENTO, A EXIGIR DE TODOS NÓS ACRESCIDA RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE NO SEU COMBATE, CONTRIBUINDO PARA SUPERAR A CRISE COM TODO O EMPENHO.

2. Tendo em conta as orientações governamentais decretadas para o confinamento que se inicia a 15 de janeiro, continuaremos com as celebrações litúrgicas, nomeadamente a Eucaristia e as Exéquias, segundo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, emanadas em coordenação com a Direção Geral da Saúde.

3. Outras celebrações, como Batismos, Crismas e Matrimónios, devem ser suspensas ou adiadas para momento mais oportuno, quando a situação sanitária o permitir. A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada. Recomendamos ainda que outras atividades pastorais se realizem de modo digital ou sejam adiadas.

4. A nossa celebração da fé abre-nos ao Deus da misericórdia e exprime o compromisso solidário com os esforços de todos os que procuram minimizar os sofrimentos, gerando uma nova esperança que, para além das vacinas, dê sentido e cuide a vida em todas as suas dimensões.

Lisboa, 14 de janeiro de 2021

Sendo assim, com todos os cuidados e, se possível, ainda reforçados, sem abrir nenhuma excepção ou relaxamento, vamos continuar a nossa Catequese. As nossas crianças e adolescentes precisam de quem lhes faça companhia nestas dúvidas e medos que se implantam hoje. Seremos para eles pessoas tranquilas e firmes na Fé, sabendo que Deus jamais nos abandona. E rezando por todos que, em todos os lugares, lutam contra a pandemia.

Dado que acabou o confinamento específico ao sábado e Domingo à tarde, a partir de dia 23 de janeiro voltamos ao horário habitual no que diz respeito às Catequeses de sábado à tarde. Convém aproveitar este fim-de-semana para avisar os pais (não começamos imediatamente para não desorganizar a vida das famílias).

Também a celebração da Eucaristia continua a ser permitida. Graças a Deus. Também é verdade que não temos notícia que a Catequese ou a Missa tenha sido lugar de algum contágio. Graças a Deus e a todos os cuidados que temos. Assim, a Eucaristia ao sábado, Vespertina, a partir do dia 23 de janeiro, volta ao seu horário habitual: 19.00 H.

Fiquem com Deus. Tenhamos cuidado.