ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE ANDRÉ SOARES E MISSA NOVA

Dia 8 de Julho na Catedral do Porto vai ser dia de Ordenações. Sempre dia grande da nossa Diocase pois Deus nos concede mais servidores dedicados segundo o coração de Cristo. Este ano, também nós participamos da Festa com maior entusiasmo: o Diác. André Soares será Ordenado Presbítero pela Graça de Deus. Às 16.00 H. lá estaremos para agradecer a Deus o dom da sua vida e lhe pesir um ministério feliz e fecundo.

Depois da Ordenação Sacerdotal, a primeira Missa a que o novo Padre preside chama-se Missa Nova. Bela expressão! Pouco precisa mas muito bonita! Na verdade, a Missa é sempre nova, á sempre a presença de Cristo renovadora da humanidade que com o Seu amor nos convoca para a grandeza da doação, da entrega… E Cristo é sempre novo porque nos traz a exigência da verdade e a alegria do serviço. Que mais queremos para renovar a nossa vida?

Ao termos um novo Padre a presidir à Eucaristia quer dizer que Deus não se esqueceu de nós, que continua a enviar-nos os que se fazem seus para nos guiar, que continua a dar-nos pastores para nos conduzir ao Seu coração. Um Padre é um dom que a Igreja dá a Deus e que Deus, generosamente põe ao serviço do Seu povo. Por isso, apesar de não muito correta, a expressão “Missa Nova” tem um grande significado porque inaugura o ministério daquele Presbítero que Deus nos dá para nossa alegria.

Damos infinitas graças a Deus pelo Pe. André Soares. Pedimos a Deus que visite os corações de outros jovens e os convide para serem padres. E nos alegraremos porque Jesus Cristo tem umas mãos novas pelas quais acariciará os homens, uma palavra nova pela qual nos chamará, um rosto novo pelo qual nos sorrirá. Graças a Deus! Esperamos que um dia seja algum paroquiano de São Pedro da Cova que nos traga toda essa novidade que celebraremos no dia 21 de Julho, pelas 19.00 H.

É da Tradição que um Padre Novo tem um Cálice Novo. Assim, São Pedro da Cova, de Gondomar, terra de ourives, não podia deixar de oferecer um Cálice Novo ao Pe. André. Já está a ser feito, em prata, inspirado no lema que ele escolheu: “sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças” (1 Tes 5,16-18). Vai ser a prenda da paróquia e todos se devem associar com os seus donativos, e vai ser usado na Missa nova no dia 21 de Julho. Nesse mesmo dia, depois da Missa, haverá um pequeno lanche na cripta para todos os que quiserem: é necessário que se inscrevam para depois distribuirmos as “multas” que cada um deve trazer. Certamente que será um momento muito alto da vida da nossa paróquia em que todos devem participar.